1- Identificação:
Nome do cursista:
Sheyla Beatriz de Freitas Borges
Maria Aparecida Rodrigues dos Santos
Ana Maria Vieira Fernandes
2-Questão Problematizadora:
O que mudará com as novas regras da língua portuguesa?
Tema:
A nova ortografia
3-Justificativa:
Como todos nós sabemos as novas regras ortográficas já estão valendo desde o dia 1º de janeiro de 2009, mas o tempo estipulado para a mudança termina em 2012, e cada escola terá segundo o “Ministério da Educação (MEC), autonomia para decidir como vai trabalhar com o assunto. A recomendação é que as escolas ensinem na nova norma, mas sem autoritarismo, porque oficialmente as duas escritas convivem até 2012”.Por isso se faz necessário desenvolver um trabalho com os alunos, pois é um processo lento de fixação e muita leitura.
4-Objetivo:
- 5- Conteúdos:
- Análise de dados e tabelas .
- Ortografia;
- A história da reforma ortográfica.
- Os países envolvidos no acordo ortográfico.6- Disciplinas envolvidas:
O objetivo principal deste projeto é de ajudar na internalização natural das regras ortográficas, enfatizando, principalmente, mudanças ocorridas com Reforma Ortográfica de 2008.
Língua Portuguesa, História, Geografia e Matemática
7- Metodologia/procedimento/cronograma
- Leitura de livros relacionados à ortografia Ensino de regras ortográficas através da aplicação de jogos para a internalização das regras;
- Apresentação de documento das novas regras com o projetor;
- Assistir vídeos utilizando o laptop com a nova ortografia;
- Uso da pesquisa em sites de busca na Internet.
- As atividades serão desenvolvidas durante o segundo semestre letivo de 2011 e durante todo o ano letivo de 2012.
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