recados para orkut

RecadosOnline
ENTREM E FIQUEM À VONTADE MAS DEIXEM SEU RECADO!!!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

ROTEIRO PROPOSTA DE PROJETO

1- Identificação:
Nome do cursista:
Sheyla Beatriz de Freitas Borges

2-Questão Problematizadora:
O que mudará com as novas regras da língua portuguesa?

Tema:
A nova ortografia

3-Justificativa:
Como todos nós sabemos as novas regras ortográficas já estão valendo desde o dia 1º de janeiro de 2009, mas o tempo estipulado para a mudança termina em 2012, e cada escola terá segundo o “Ministério da Educação (MEC), autonomia para decidir como vai trabalhar com o assunto. A recomendação é que as escolas ensinem na nova norma, mas sem autoritarismo, porque oficialmente as duas escritas convivem até 2012”.Por isso se faz necessário desenvolver um trabalho com os alunos, pois é um processo lento de fixação e muita leitura.

4-Objetivo:
    O objetivo principal deste projeto é de ajudar na internalização natural das regras ortográficas, enfatizando, principalmente, mudanças ocorridas com Reforma Ortográfica de 2008.
5- Conteúdos:
  • Análise de dados e tabelas .
  • Ortografia;
  • A história da reforma ortográfica.
  • Os países envolvidos no acordo ortográfico.
6- Disciplinas envolvidas:
Língua Portuguesa, História, Geografia e Matemática

7- Metodologia/procedimento/cronograma
  • Leitura de livros relacionados à ortografia Ensino de regras ortográficas através da aplicação de jogos para a internalização das regras;
  • Apresentação de documento das novas regras com o projetor;
  • Assistir vídeos utilizando o laptop com a nova ortografia;
  • Uso da pesquisa em sites de busca na Internet.
  • As atividades serão desenvolvidas durante o segundo semestre letivo de 2011 e durante todo o ano letivo de 2012.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Atividade1.6 – REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM

           Trabalhando e estudando o eixo I, tive a oportunidade de um aprofundamento teórico sobre o trabalho com projetos de aprendizagens e sua aplicação no contexto escolar. Lendo alguns teóricos percebi a impotância de desenvolver esse trabalho na sala de aula e também sua importância para o ensino e a aprendizagem dos educandos. Esse aprofundamento sobre pedagogia de projeto, trouxe-me uma nova visão sobre o uso das tecnologias no processo ensino-aprendizagem destacando: o papel do professor e do aluno, as formas de aprender e ensinar com o uso das ferramentas disponíveis na escola, a importância de trabalhar projetos através das várias possibilidades interdisciplinares.
          Passei a ter uma maior consciência da necessidade de mudança nos métodos de ensino, pois se temos que formar cidadãos autônomos e pesquizadores para a sociedade, entendo que, essa pedagogia atende as novas demandas educacionais, onde o professor tem o papel de incentivador, instigador e orintador tornando professores e alunos participantes na execução das ações a serem desenvolvidas, e o aluno construindo sua apredizagem acredito que a levará para a vida. Portanto, esse estudo me conscientizou da necessidade de mudar e rever as metodologias aplicadas no trabalho em sala de aula.
Sheyla beatriz de Freitas Borges

FOTOS DO CURSO DE FORMAÇÃO UCA - MÓDULO 4 - ABERTURA DO EIXO 2

terça-feira, 5 de abril de 2011

APRESENTAÇÃO DO PROJETO UCA NA FECIPAR- Faculdade de Ciências e Letras de Paraíso

A equipe gestora da Escola Municipal Profª Luzia Tavares,fez a divulgação do Projeto UCA na faculdade de Paraíso do Tocantins FECIPAR. Para esta apresentação foi produzido um slide com a história do projeto e também os trabalhos realizados na escola com o uso do laptop.